Encontro aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de Santa Isabel
O Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico, Antropológico do Paulista, IHGAAP, se reuniu no último sábado (15/07), no Salão Paroquial da Igreja de Santa Isabel, onde também comemorou os 18 anos do Movimento Pró-Museu.
Na pauta, parcerias com a Escola Livre de Museuologia e o Movimento Pró-Museu, IHGAAP, ALAP e entidades afins, e a programação da Semana do Patrimônio e pelos 88 anos de emancipação do Paulista.
Estiveram presentes na reunião, os dois vices, Bernadete Serpa e José Ricardo, e os Diretores, Amaro Poeta, Emanoel Jacinto, Ana Lú e Fernando Melo. Os convidados, foram o ativista e produtor, Gil da Cultura e o pesquisador, Historiador e Antropólogo, Alexandre Gomes, Coordenador da Escola Livre de Museologia Política/PE em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/NEPE (PPGA/UFPE), que é dirigido pelo Antropólogo e Professor, Renato Athias.
O Pró-Museu surgiu em 2005, em decorrência da luta pelo tombamento da Casa Grande e Jardim do Coronel, da família Lundgren, e sua transformação em Instituto ou Fundação Cultural. A organização trabalha em defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade do Paulista e do Litoral Norte do Estado de Pernambuco, cuidando da memória e da identidade da região. É composta por historiadores, advogados, artistas e estudantes, contando desde o início com o apoio de setores da Igreja e da Academia de Letras e Artes do Paulista, além de vários atores sociais.