Uma carta do Coordenador do Movimento Pró-Museu (Ricardo Andrade), dirigida ao Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, em 23 de janeiro de 2010, deu início ao processo de tombamento da Igreja de Santa Isabel, que só foi concluído em 2018, após, 8 longos anos.
O Movimento Pró-Museu ainda realizou 2 abraços em torno da Igreja, em 2013 e 2014, para pressionar o conselho estadual de cultura. Eleita, o principal Cartão Postal do Paulista, numa consulta popular realizada em 2008, pelo Pró-Museu, a Igreja de Santa Isabel ainda hoje, precisa de uma limpeza em seus tijolos aparentes, algo aparentemente fácil, mas que não pode ser feita com jato d'água, o que pede danificar sua estrutura. O mais recomendado, neste caso, é uma limpeza com jatos de areia, ou uma outra alternativa, que deve ser pensada por técnicos da área de restauro e conservação do patrimônio.
O pároco, Adriano das Chagas, tem se debruçado sobre esse dilema, para que a Igreja de Santa Isabel não perca sua beleza,.mas ao mesmo tempo, tenha uma longa vida útil.
Neste dia 10 de abril, Paulista irá ganhar o seu Instituto Histórico/Geográfico, Arqueológico/Antropológico, inspirado nas lutas e conquistas do Movimento Pró-Museu.