Criação do Instituto Histórico de Paulista

Antônio Assis
0
*Ricardo Andrade

A proliferação de grupos e blogs nas redes sociais, ultimamente, postando fotos antigas sobre Paulista, tem um efeito de mão dupla. Por um lado, divulga e sensibiliza mais pessoas, sobre a agenda da preservação e com uma boa dose de pura nostalgia, mas por outro, fica apenas no discurso da memória sem causa alguma, e simplesmente pode denotar algum denuncismo, mas sem luta ou articulação/mobilização.

Faz-se urgente a junção e a composição de pessoas e grupos progressistas, no sentido de construir um espaço mais amplo e representativo, da memória coletiva, da identidade e do pertencimento, capaz de somar esforços na defesa da preservação do patrimônio. Esse espaço pode ser o Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista. Já obtivemos várias conquistas, através do Movimento Pró-Museu, da Academia de Letras e Artes, das Igrejas, mas temos muito por avançar, em relação a agenda, da política de preservação do patrimônio histórico-cultural.

Vamos pensar e construir juntos. Não se pode construir o futuro sem se observar o legado do passado. Paulista está encravada entre duas cidades históricas(Olinda e Igarassú), repleta de um rico patrimônio colonial e têxtil/fabril. Adiante!

*Coordenador do Movimento Pró-Museu.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)