Vigilância Sanitária do Paulista monitora estabelecimentos que vendem alimentos

Pensando na saúde da população, o serviço realizado pela equipe da Vigilância Sanitária do Paulista vem intensificando as visitas aos estabelecimentos comerciais do município. O órgão monitora, entre outras ações, os alimentos vendidos por bares, restaurantes e lanchonetes. O intuito é promover as boas práticas de produção, possibilitando assim, minimizar ou eliminar os potenciais riscos à saúde da população.

Segundo a Vigilância Sanitária, o serviço de vistoria da equipe consiste em verificar vários ítens, como a higienização das instalações, de equipamentos e utensílios. O trabalho também fiscaliza o preparo dos alimentos, assim como o acondicionamento, armazenamento, transporte e exposição dos produtos nos estabelecimentos comerciais.

Além destas atribuições, a Vigilância Sanitária também analisa a questão legal para o funcionamento destes estabelecimentos, como alguns documentos exigidos pelo órgão, a exemplo de manual de práticas, procedimentos operacionais padronizados (POP), relatório do responsável técnico, certificado de controle de pragas, relatório de acompanhamento técnico, dentre outros.

No trabalho dos fiscais, por vezes, é necessário realizar interdições quando há risco iminente à saúde pública. Um exemplo recente, é o de um restaurante, no bairro de Jardim Paulista Baixo, que estava funcionando de maneira irregular. Após denúncias de infecção por alimento, o local precisou ser fechado pela Vigilância Sanitária.

Depois de receber a notificação e intervenção do órgão, o proprietário tomou as medidas necessárias e seu estabelecimento foi autorizado a reabrir. Segundo a Vigilância Sanitária, foi verificado que o local atendia a legislação vigente e conta agora com uma melhoria na estrutura, com a renovação de toda a parte da cozinha.

A atividade de fiscalização da Vigilância Sanitária é feita por demanda, ou seja, com a ajuda da população, através de denúncias encaminhadas ao e-mail vigilanciasanitariapaulista@gmail.com ou presencialmente, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa