Ação integrada da Prefeitura do Paulista realiza atividades de lazer para jovens em acolhimento institucional

Antônio Assis
0

 Colônia de férias promove prática de esportes, exercícios funcionais e yoga

A Prefeitura do Paulista está realizando uma ação integrada de lazer e esportes para jovens em acolhimento institucional. Nesta quarta-feira (11), o governo municipal deu início a uma colônia de férias no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre, para crianças e adolescentes acolhidos no município. A iniciativa é desenvolvida em conjunto entre as Secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, além de contar com a participação da ONG Lar Maná.

São contemplados crianças e adolescentes de 0 a 18 anos - das duas casas de acolhimento do município - em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade momentânea de cuidado e proteção pela família.

Nesta quarta, foram desenvolvidas práticas esportivas de caráter recreativo. Os jovens jogaram futebol, pularam corda e praticaram yoga e exercícios funcionais. Mais duas atividades da colônia de férias serão promovidas no mês de janeiro. Após o início do ano letivo, as pastas envolvidas na ação integrada continuarão com o trabalho de promoção de lazer e esportes para os beneficiados.

“Essa iniciativa é de suma importância, pois podemos trabalhar a inclusão e a reinserção desses jovens na sociedade. São muitos os que estão em situação de vulnerabilidade social e têm sido vítimas de abusos intra e extrafamiliares. Além disso, atividades lúdicas ajudam nos processos psicológicos de readaptação social”, disse a diretora de Medida Socioeducativa e Assistente Social da Secretaria de Políticas Sociais Direitos Humanos, Tacyana Rosas.

O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Seu principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral. O serviço visa preservar o convívio comunitário, buscando o mais rápido possível o retorno seguro ao convívio familiar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)