Saúde do Paulista discute implantação de policlínica referência em fibromialgia

Antônio Assis
0


Estudo conta com a participação de pessoas com a doença

Pacientes de fibromialgia foram recebidos na Secretaria de Saúde do Paulista, na tarde desta terça-feira (30/08), no Centro Administrativo, em Maranguape I. Na ocasião, discutiram ideias para o fortalecimento da rede municipal de saúde, no atendimento aos portadores da doença.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Socorro Fontinele, o município deu início a um estudo sobre a implantação de uma policlínica referência em fibromialgia. O objetivo é tornar Paulista uma referência no atendimento e tratamento da doença na região.

Durante a reunião, foi apresentada e discutida uma proposta para regulamentar o acesso dos pacientes de fibromialgia à rede municipal de saúde, bem como uma discussão intersetorial para gratuidade em outros tipos de serviços.

Definição

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

Sintomas

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã. A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)