Foto: Tiago Calazans
Pautas como diversidade na advocacia e representatividade foram principais temas discutidos
Na tarde desta quarta-feira (3), a agenda de campanha de Maria Arraes, candidata a deputada federal, teve gostinho de casa. Maria, que é advogada, participou de reunião com direção da OAB Pernambuco, dentro da programação do Observatório das Eleições 2022, junto à irmã, Marília Arraes, candidata ao Governo do Estado, Sebastião Oliveira, vice na chapa, e André de Paula, candidato ao Senado.
Para Maria Arraes, a reunião foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso com o Estado Democrático de Direito: “com as pautas de importância da advocacia - categoria que integro, com muito orgulho -, e de toda a sociedade”, comentou. Eles discutiram questões relacionadas a representatividade e diversidade na advocacia, como a importância de mulheres e negros ocuparem mais espaços, além da necessidade de iniciativas que gerem mais inclusão para os advogados no mercado de trabalho. Atualmente, a OAB tem mais de 40 mil advogados ativos em Pernambuco.
O Observatório das Eleições 2022 foi criado pela OAB Nacional, dias após o ato de violência em Foz do Iguaçu (PR), que culminou com o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda. A iniciativa quer ouvir as propostas dos pré-candidatos. “Queremos dar essa oportunidade para os candidatos conversarem com a advocacia. É um projeto que se estende não só ao mundo jurídico, mas também à sociedade. Em um segundo momento do Observatório, a ideia é promover um debate entre os candidatos e advocacia”, comentou Fernando Ribeiro Lins, presidente da OAB-PE.
Estiveram também presentes na reunião diretores da OAB Pernambuco, como Bruno Baptista, ex-presidente da OAB-PE e conselheiro federal, Cláudio Alexandre, coordenador do observatório das eleições da OAB, Nelson Barbosa, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, o advogado Walber Agra, Procurador do Estado, Manoela Alves, diretora da OAB, os advogados Ana Luiza Mousinho, presidenta da Comissão de Direito e Saúde da OAB-PE, os advogados Flávio Almeida e Vadson Almeida, Léo Borba, vice-Presidente da Comissão de Assistência aos Novos Advogados, entre outros.