Zeca do Rolete representa Paulista no Festival de Inverno de Garanhuns

 


 Músico tem o coco de roda na veia artística

Com o apoio da Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Mestre Zeca do Rolete se apresentará com o seu coco de roda no Festival de Inverno de Garanhuns, na próxima segunda-feira (25.07).

A Secretaria de Segurança e Mobilidade também está prestando apoio a Zeca do Rolete, com transporte e pessoal de apoio, para apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns.


José Galdino dos Santos, 68 anos, ganhou o nome artístico vendendo roletes de cana-de-açúcar cortada em rodelas, espetadas em palitos, no alto da Sé, em Olinda.

Além de cantar e compor cocos desde os 12 anos, arte aprendida com seu pai e avô, na década de 1980, Zeca mobilizava crianças e jovens de sua vizinhança em torno de um pastoril, onde ele encenava a figura do Véio. Além do coco, o músico canta ciranda e maracatu.

Em 2005, ele participou do curta-metragem Vamo Batê o Coco, realizado por universitários de São Paulo e do Recife. Três anos depois, participou, junto com outros mestres de Olinda da coletânea (CD/DVD) Coquistas de Olinda na Prevenção das DST/AIDS.

Nos shows, Zeca do Rolete é acompanhado por esposa, filhos e netos. Já se apresentou na Festa da Lavadeira, no São João do Paulista e de Olinda, no próprio Festival de Inverno de Garanhuns, além de Portugal e Espanha, na Europa. A participação em shows realizados nos dois países foi viabilizada através de uma iniciativa da gestão anterior do prefeito Yves Ribeiro, em Paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa