Observatório de Olinda
Parte da decadência do Litoral Norte de Pernambuco, verificada nos últimos 30 anos, se deve à sua fraca representatividade no cenário político do estado. Agora, com o recente anúncio de investimentos da ordem de R$ 9 bilhões, por parte da iniciativa privada em projetos imobiliários e de turismo, faz-se necessário também reforçar a região com a eleição de pessoas comprometidas com a área que vai de Olinda a Goiana.
Das pré-candidaturas a deputado estadual postas até o momento – e com chances reais de emplacar – os nomes do ex-vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro (SD), e da primeira-dama de Olinda, Cláudia de Lupércio (REP) surgem como alternativas para o eleitor local.
Ambos contam com o apoio dos atuais prefeitos de suas cidades de origem – Yves com Jorge (Paulista) e Lupércio com Cláudia (Olinda) – e a consequente mobilização das respectivas máquinas em prol dos projetos.
Jorge Carreiro é engenheiro civil com uma trajetória de mais de 30 anos de atuação em Paulista, já tendo ocupado os cargos de secretário municipal em diversas ocasiões, além de já ter sido eleito vereador e vice-prefeito. No Governo do Estado foi presidente da Companhia de Habitação e Obras (Cehab), na gestão de Eduardo Campos.
Cláudia de Lupércio vem de uma atuação na área social, como fundadora da Casa de Recuperação Cristo Liberta, ao lado do marido Professor Lupércio. Concorreu duas vezes a cargos eletivos (2016 vereadora e 2018 deputada estadual), não obtendo êxito. Com as experiências passadas, o grupo político do prefeito está atuando de forma a garantir a eleição de Cláudia no pleito de outubro.