A Prefeitura de Paulista está intensificando a disponibilidade de exames de filariose para a população. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância Ambiental, oferece testes gratuitos para a população na Prontoclínica Torres Galvão, de segunda a quinta-feira.
O serviço é realizado a partir das 21h, pois o exame para diagnosticar a doença deve ser feito sempre no horário noturno. O munícipe precisa levar os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão do SUS.
A filariose, popularmente conhecida como elefantíase ou filariose linfática, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Wuchereria bancrofti, que pode ser transmitida por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus infectado. Pessoas de todas as idades podem ser contaminadas.
O parasita Wuchereria bancrofti é capaz de se desenvolver no organismo à medida que se desloca até órgãos e tecidos linfóides, podendo provocar inflamação e acúmulo de líquido em várias partes do corpo, principalmente pernas, braços e testículos.
É uma das maiores causas de incapacidade permanente ou de longo prazo no mundo, podendo também gerar sintomas gerais, como febre, cefaléia e mal estar.
Fonte: Prefeitura de Paulista/Secom