Blog do Ancelmo Góis
A Editora Record vai lançar, em setembro, a biografia de um dos maiores personagens do cinema brasileiro.
O livro "Os filmes e eu", de Zelito Viana, 83 anos, narra a trajetória desse engenheiro cearense que em 1964 trocou tudo para ser produtor e diretor de cinema.
A Mapa Filmes, que ele ajudou a fundar, produziu dois dos dez maiores filmes brasileiros de todos os tempos: "Terra em transe", de Glauber Rocha, e "Cabra narcado para morrer", de Eduardo Coutinho, além de mais de duas dezenas de outros filmes.
"Na verdade", diz a escritora Ana Maria Machado, que faz a apresentação dos "Filmes e eu": "o livro acaba sendo uma bela história pessoal do Cinema Novo, dos anos de chumbo, e uma evocação de brasileiros ilustres e criativos que abrilhantaram nossa cultura nas ultimas décadas."
Em tempo...
Zelito é de uma família de artistas. Irmão de Chico Anysio e da atriz e comediante Lupe Gigliotti, é tio da diretora Cininha de Paula, do roteirista e ator Bruno Mazzeo e dos comediantes Lug de Paula e Nizo Neto.
Seus dois filhos, com a educadora Vera de Paula, também são do ramo da arte: o ator Marcos Palmeira e a diretora Betse de Paula.