Eleições no Recife deve ser decidida por mulheres pela primeira vez na história


Portal de Prefeitura

As eleições do Recife em 2020 terá um cenário diferente e pela primeira vez no Recife será protagonizada por mulheres. Mesmo que não sejam candidatas, o apoio de algumas mulheres podem ser decisivo para chegar à Prefeitura do Recife.

A delegada Patrícia Domingos (Podemos) já confirmou sua pré-candidatura na última quarta-feira (5), Marília Arraes (PT) ainda tenta convencer seu partido de lançá-la no Recife. Gleide Ângelo, Clarissa Tércio e Priscila Krause podem ser apoiadoras decisivas para conquistar votos do eleitorado recifense.

Delegada Patrícia Domingos (Podemos)

A única mulher já confirmada a pré-candidatura em Recife. Patrícia foi delegada da extinta Decasp (Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos) confirmou sua candidatura pelo Podemos na última quarta-feira (5) e surge como um dos novos nomes para tentar renovar a política do Recife.

Patrícia ficou conhecida por liderar investigações contra corrupção em Pernambuco. A delegada ajudou a ter mais de 15 operações bem sucedidas e R$ 13 milhões de reais devolvidos aos cofres público. Seu nome começou a ser pedido por muitos recifenses para que ela se candidatasse a um cargo público.

Patrícia será candidata pela primeira vez e pode ser uma opção para o eleitorado que quer um nome novo.

Marília Arraes (PT)

A deputada federal Marília Arraes (PT) pode ser um forte nome nas eleições 2020 no Recife. Ela poderá ser a “candidata do ex-presidente Lula” o que já faz conquistar grande parte do eleitorado de esquerda e de simpatizantes do ex-presidente.

Mas, o problema de Marília não é sua reprovação por parte dos eleitores e sim do próprio partido. O acordo entre PT e PSB, já retirou a candidatura de Marília em 2018, quando iria concorrer ao Governo do Estado e pode se repetir novamente.

Se depender o ex-presidente Lula, “o PT terá candidato em Recife” e Marília será a candidata, mas os dirigentes do partido querem a manutenção do acordo. Se Marília for ou não candidata, seu nome já aparece como o grande nome feminino da esquerda na capital.

Delegada Gleide Ângelo (PSB)

A deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, pode ser decisiva para buscar apoiadores para a atual gestão nas eleições 2020. Gleide não deverá vim como candidata à Prefeitura do Recife, o posto deve ser assumido pelo filho do ex-governador Eduardo Campos, o deputado federal João Campos (PSB), mas a delegada pode vim como vice ou apoiadora da candidatura de João.

Seu apoio pode trazer votos para o PSB, já que é vista como uma figura positiva que defende as mulheres, além de ser uma delegada que luta a favor da segurança pública.

Clarissa Tércio (PSC)

A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) é outra mulher que não deverá vim como candidata, mas seu apoio será fundamental para os opositores que querem retirar o PSB do poder.

Clarissa é evangélica e sua forte influência sobre os conservadores pode ser importante para a oposição, além de ser uma defensora do presidente Jair Bolsonaro, que faz dela muito bem vista para os bolsonaristas.

A parlamentar ainda não declarou seu apoio a nenhum pré-candidato, mas cogita-se apoios a Patrícia Domingos ou ao ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).

Priscila Krause (DEM)

A deputada estadual Priscila Krause (DEM), já foi candidata à Prefeitura do Recife em 2016 e não deverá ser candidata em 2020, mas seu apoio ao colega de partido, Mendonça Filho (DEM) poderá atrair votos para o ex-ministro.

Com nome forte e boa atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Priscila poderá ser um nome bom para conquistar votos da direita no Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa