O combate ao HIV/AIDS começa com informação 🎗

Antônio Assis
0

CNJ

Hoje, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial contra a AIDS. No Brasil, a data é marcada pelo Dezembro Vermelho. A campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, instituída pela Lei n. 13.504/2017 (http://bit.ly/LeiDezembroVermelho), tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. 

Transmitido pela via sexual, pelo uso de materiais que furam ou cortam contaminados ou pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação, o vírus HIV ataca as células de defesa e enfraquece o organismo. Assim, com o funcionamento deficiente das células de defesa, as pessoas que vivem com o vírus HIV ficam cada vez mais vulneráveis a infecções comuns. 

A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a AIDS. Quem chega a essa fase, por não saber da sua infecção ou não seguir o tratamento indicado pela equipe de saúde, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. Para saber mais informações, consulte o portal do Ministério da Saúde em http://www.aids.gov.br/.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)