Fibra óptica levará wi-fi a estações de BRT e terminais integrados em 2019

Antônio Assis
0

Folha-PE

Foi entregue nesta quarta-feira (19) a estrutura de fibra óptica implantada nos corredores do BRT Norte-Sul e o Leste-Oeste. Com essa implantação será possível disponibilizar internet Wi-Fi aos usuários das estações de BRT e dos terminais integrados ao longo ano de 2019. Ao todo serão instalados 140 quilômetros de fibra óptica.

A implantação permite também que as 42 estações de BRT dos Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste passem a contar com vídeo-monitoramento em tempo real e ter controle de dispositivos de aberturas e fechamentos de portas, ar-condicionado e sistema de som, auxiliando o Sistema Inteligente de Monitoramento de Operação (Simop) no Grande Recife.

De acordo com o diretor de tecnologia do Grande Recife, Fernando Guedes, o sistema vai mostrar online a circulação do ônibus através do aplicativo e de painéis que serão instalados nos terminais. “A internet vai atender a todos os órgãos públicos como escolas, hospitais e delegacias e será disponibilizada gratuitamente para os usuários das estações ao longo do ano de 2019”.

Segundo o secretário estadual das cidades Francisco Papaléo, a instalação da fibra óptica permite a automação dos terminais e vai auxiliar também no monitoramento dos BRTs, trazendo mais agilidade na identificação dos usuários que circulam nas estações. 

“Ao longo do ano pretendemos utilizar nos terminais, equipamentos que façam o reconhecimento facial dos usuários e com a internet de qualidade que agora temos vamos poder agir mais facilmente pelo sistema de monitoramento, garantindo melhor segurança para os usuários”, afirmou.

Foi disponibilizada também fibra óptica em toda a malha do metrô do Recife, atendendo 14 terminais integrados de ônibus. Atualmente, cada estação de BRT é equipada com quatro câmeras internas e uma externa. 

Com a fibra óptica, os equipamentos poderão transmitir ao vivo as imagens tanto para a Central de Monitoramento do Consórcio, quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), da Secretaria de Defesa Social (SDS). Toda a malha de fibra óptica está conectada também à Central Tecnológica (ATI), ampliando, assim, as coberturas das redes de comunicação do Governo de Pernambuco.

A ação é fruto de convênio firmado entre a Telebras, o Grande Recife e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A Telebras investiu R$ 15 milhões e realizou as obras necessárias. A empresa será responsável pela manutenção do serviço. O Estado não teve gastos com essa ação.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)