Paraíba vai abrigar acervo do artista pernambucano Abelardo da Hora

Antônio Assis
0

Folha-PE

A Paraíba quer receber o quanto antes o acervo do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora, falecido em 2014. Segundo o Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, a intenção do governador Ricardo Coutinho (PSB) é trazer algumas das peças para João Pessoa ainda no mês de dezembro. "Nós temos uma visão muito clara da importância de Abelardo para o Brasil e não enxergamos que houve nenhuma competição com Pernambuco. Estamos irmanados com vocês, e até cedemos Ariano Suassuna para os pernambucanos. Além disso, a esposa de Abelardo, Margarida, era paraibana. Está tudo em família", brincou.

A notícia da "partida" das obras pegou o Governo de Pernambuco de surpresa, já que o Estado também havia feito uma proposta à família de Abelardo para que o acervo permanecesse aqui. "Sempre foi muito claro para o Governo de Pernambuco que o Recife é o melhor lugar para ser mantido o acervo artístico e documental do escultor pernambucano. Razões para isso são inúmeras, bastando citar ter sido toda a sua obra criada nesta cidade, inspirada pela cultura pernambucana. Trabalho de um homem apaixonado e comprometido com a criatividade e a luta do povo", informou por meio de nota aSecretaria de Cultura de Pernambuco, citando que já havia colocado à disposição uma ala doMuseu Cais do Sertão para abrigar as peças. 

Na mesma nota, o Governo manifestou sua "incredulidade por ter tomado conhecimento, de modo casual, que os herdeiros de Abelardo da Hora decidiram transferir o acervo para a Paraíba, sem dar sequer uma resposta à proposta formalmente apresentada".

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)