Grupo pede basta na violência do trânsito do Recife durante fala de Geraldo Julio

Antônio Assis
0
Blog da Folha

No segundo dia da 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), um grupo formado por integrantes da sociedade civil e de organizações realizou um ato pedindo "um basta" na violência do trânsito do Recife. A ação ocorreu durante a participação do prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB), que é vice-presidente de Mudanças Climáticas da FNP. A iniciativa teve o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito do Recife e de pedir o compromisso do prefeito para a redução das velocidades máximas nas ruas da Cidade.

Os participantes entregaram uma carta ao prefeito, solicitando que o Executivo municipal diminua o limite de velocidade nas ruas da Capital para um máximo de 50 Km/h, como orienta a Organização das Nações Unidas (ONU), em relatório lançado em 2016, que trata da segurança no trânsito na região das Américas. Segundo um dos participantes do ato, Roderick Jordão, membro da Ameciclo, Geraldo Julio não assinou o documento, mas sinalizou positivamente para um encontro posterior com os grupos. 

A intervenção do grupo acontece dois dias após um trágico acidente ocorrido no bairro da Tamarineira, na noite do domingo (26), que deixou quatro vítimas fatais. Os participantes levaram faixas, onde se podia ler frases como: "Reduzir velocidade salva vidas", "Basta de mortes no trânsito" e "Não basta reduzir emissões, tem que reduzir mortes no trânsito". 

As instituições parceiras planejam outras ações ao longo do ano para continuar chamando a atenção para o problema. Entre as organizações participantes do ato desta terça, a Ameciclo, Bike Anjo, Centro Popular de Direitos Humanos, Cicloação, Rede Meu Recife, Movimento Olhe pelo Recife, Observatório Geral do Recife e União dos Ciclistas do Brasil.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)