No Dia do Voluntário, importância de aumentar engajamento é lembrada

Antônio Assis
0
O IAR reúne cerca de 15 colaboradores todos os domingos e percorre o Recife levando café da manhã para população de ruaFoto: Cortesia/ IAR

Mariana Moraes
Folha de Pernambuco

O número de voluntários é tímido no País, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Apenas 11% dos brasileiros estão envolvidos em trabalhos altruístas. É um número pequeno para a demanda de necessitados. No Dia do Voluntário, comemorado nesta segunda-feira (28), o Instituto Amigos da Rua (IAR) ressalta a necessidade de reforçar o trabalho solidário com a adesão de mais pessoas.

“Era Natal e estava na janela do meu quarto que é virada para a Conde da Boa Vista. Via o movimento, a correria para comprar presentes e roupas novas. Estavam todos tão apressados para gastar dinheiro que ignoravam as mãos estendidas das pessoas pedindo esmolas no chão”, relembra o fundador do Instituto Amigos da Rua, Junio Tenório Amorim.

As primeiras benfeitorias de Junio começaram em 1999, quatro anos antes de criar o IAR, 14 anos depois do Dia Nacional do Voluntário ser instituído por lei. “Eu precisava fazer alguma coisa. Pedi ajuda da minha tia para assar dois bolos, comprei refrigerantes e fui distribuir com minha esposa pela rua. Assim, garantiria que aquelas pessoas teriam algo para comer naquela noite.”

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco, cerca de três mil pessoas vivem em situação de rua no Recife. Para a prefeitura da Cidade, o número oficial crava uma quantidade menor de desabrigados: 976.

Seja qual dado for admitido, o número é desproporcional aos 15 voluntários que trabalham em prol do Instituto Amigos da Rua regularmente. “No Natal juntamos vários colaboradores, fazemos um evento lindo para as crianças. Mas, no dia a dia, quase ninguém aparece”, desabafa. Todos os domingos, ele reúne amigos e percorre pontos do Recife servindo café da manhã.

Mesmo com poucos engajados e sem o auxílio de verbas públicas, o criador do movimento consegue apoio de outras ONGs e projetos para levar a empatia adiante. “Agora, estamos associados ao Porto Social. Estamos tentando transformar o IAR em empresa.” Quem quiser participar das ações solidárias, pode entrar em contato pela página do IAR no Facebook ou pelo telefone (81) 98855-6102.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)