MPPE
Após receber denúncia de existência de trabalho infantil na área interna e externa do Cemitério São José, em Paulista, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Paulista, Júnior Matuto, e ao secretário de Serviços Públicos do município, Jaime Domingos, que adotem todas as medidas necessárias para impedir que crianças e adolescentes exerçam trabalho de limpeza de jazigo, pintura de túmulos e trabalhem como flanelinhas no estacionamento do referido cemitério.
O MPPE ainda recomendou ao Conselho Tutelar de Paulista que intensifique as fiscalizações nesta semana que antecede o dia de finados, 2 de novembro.

Quando for constatada a presença de criança ou adolescente exercendo as atividades citadas, mesmo que ao lado dos pais ou responsáveis, o fato deverá ser comunicado ao Conselho Tutelar.
Legislação - O artigo 6º da Constituição Federal combinado com o artigo 403 da Consolidação das Leis Trabalhistas, proíbem qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Além disso, o trabalho do menor não poderá ser realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.