Hospital Português comemora 161 anos de atividades no Recife

Antônio Assis
0
Folha de Pernambuco

Com mais de meio século no combate a epidemias, o Real Hospital Português de Beneficência é referência no tratamento de diversas especialidades médicas. Fundado pelo médico português José D’Almeida Soares Lima Bastos, o centro foi um importante componente na batalha contra a cólera, que assolava a cidade do Recife na metade do século XIX.

Sempre se reformando e ampliando, o Real Hospital Português (RHP) comemora 161 anos de atendimento a mais de 22 mil pessoas por mês, entre particulares, conveniados e do Sistema único de Saúde. “Nascemos com o proposito de enaltecer a saúde brasileira. Sempre preservamos a parte médica e uma aparelhagem moderna. Todo o estado do Brasil gostaria de ter um Hospital Português da vida”, disse o provedor Alberto Ferreira da Costa.

A mais recente foi a ampliação do Centro de Material e Esterilização (CME) que passa a contar com 50 aparelhos e processa mais de 170 mil pacotes por mês, garantindo agilidade no atendimento das diversas áreas do centro. Nas próximas semanas, estacionamento vai poder comportar uma maior quantidade de veículos, diminuindo a retenção do fluxo em frente ao hospital.

Já em dezembro está para ser inaugurado o novo edifício para os serviços de nefrologia, o Santo Antônio, com dez pavimentos. Atualmente o complexo hospitalar possui mais de 8,3 hectares, sendo 130 mil metros construídos. É um investimento de R$ 45 milhões. O RHP já possuiu a maior rede de hemodiálise de Pernambuco. “Nós já somos os maiores do estado, e vamos modernizar a área”, descreveu o provedor.

A celebração de aniversário contou com diversos membros da comunidade portuguesa no Recife, incluindo o Cônsul de Portugal Marcos Ferreira de Melo, funcionários e autoridades. As festividades começaram às 9h com a Missa de Ação de Graças celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido em conjunto com o Frei Paulo Sérgio, capelão do Hospital.

Logo a após, a Sessão Solene presidida pelo Provedor Alberto Ferreira da Costa, homenageou os ministros de Educação Mendonça Filho, de Cidades Bruno Araújo, o governador Paulo Câmera, o prefeito do Recife Geraldo Júlio, e a ex-primeira dama Renata Campos. O presidente do TJPE Leopoldo de Arruda Raposo foi representado pelo vice-presidente e desembargador Adalberto de Oliveira Melo.

A pediatra Gilma Campos recebeu a atribuição da Comenda de Excelência Médica por seus serviços prestados à instituição há 26 anos. “Me sinto extremamente honrada com o reconhecimento do meu trabalho. E este é um hospital completo, com tudo que um médico precisa para fazer um bom atendimento”, descreveu Gilma Campos. Todos receberam uma medalha comemorativa do aniversário em formato de caravela. O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco Iran Costa e o secretário de Saúde do Recife Jailson Correia estiveram presentes. Também compareceram ao evento a deputada e candidata a prefeita Priscila Krause e o assessor do ex-ministro Armando Monteiro Filho, Edilson Santos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)