Morre jornalista Geneton Moraes Neto aos 60 anos

Antônio Assis
0
Luiz Felipe Silvestre
Folha-PE

Aos 60 anos de idade, o jornalista Geneton Moraes Neto faleceu nesta segunda-feira (22) na Clínica São Vicente no Rio de Janeiro. Vítima de complicações decorrentes de um aneurisma na aorta, o também escritor estava hospitalizado desde maio, onde foi para a UTI em meados de julho.

Pernambucano nascido no Recife, Geneton é autor de 11 publicações. Os dossiês “Gabeira”, “Moscou”, “História”, “Brasília”, “50”, “Brasil” e “Drummond” fazem parte do acervo do escritor.

Funcionário da Rede Globo desde 1985, o jornalista acumulou os mais diversos cargos na emissora, entre eles o de editor-executivo do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, editor-chefe do Fantástico e correspondente da GloboNews e do Jornal O Globo em Londres.

Em sua terra natal, Geneton teve o Diario de Pernambuco como sua primeira experiência profissional, seguida da filial nordestina do jornal O Estado de S. Paulo. Ambos no cargo em que ele mesmo se referia como “repórter da geral”.

Fora do jornalismo, Geneton Moraes Neto se aventurou por Paris durante uma época de sua vida, quando, trabalhando como motorista e camareiro, também estudou cinema, mas acabou voltando às origens e continuou seu legado como jornalista por terras tupiniquins. No fim da década de 70, ele foi um ativo participante do movimento cinematógrafico no Recife do Super-8.

Conhecido pelo currículo recheado, Geneton entrevistou dezenas de figuras. O cantor e compositor Chico Buarque, o arquiteto Oscar Niemeyer, o general Ernesto Geisel e Eva Schloss, sobrevivente do genocídio nazista, foram algumas das personalidades que conversaram com o jornalista.

O cantor e compositor Caetano Veloso já chegou a defini-lo como o melhor entrevistador do País. Dois sobreviventes do naufrágio do Titanic também foram entrevistados por Geneton, assim como o co-piloto do avião que jogou a bomba atômica em Hiroshima e o assassino do líder Martin Luther King. Geneton Moraes Neto deixou esposa, duas filhas, um filho e quatro netos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)