Filipe Freire
Folha-PE
Uma mulher foi atingida por uma bala perdida, na tarde desta terça-feira (5), perto das catracas que fazem a divisão entre a Estação Central do metrô e o Terminal Integrado (TI) do Recife, no bairro de São José. O tiro teria sido disparado por um homem armado, que tentava acertar um ambulante. Ele fugiu do local. Já Maria das Dores da Cunha Ocino, 36 anos, foi internada no Hospital da Restauração, onde passou por uma cirurgia. O estado de saúde dela é estável.
Conforme testemunhas, a violência foi desencadeada porque o vendedor de pipocas e outros quatro ambulantes teriam assobiado para algumas mulheres que passavam pelo local no caminho da estação para o TI Recife. O passageiro, que fazia o mesmo percurso, teria achado que o flerte era direcionado à sua acompanhante e trocou insultos com o comerciante informal. Depois de algum tempo, ele teria sacado a arma e disparado duas vezes. Um dos tiros acertou uma das catracas. O outro atingiu Maria das Dores na região do abdômen. A vítima foi socorrida por funcionários do metrô e levada par ao HR por policiais militares.
No momento do ocorrido, o pânico imperou entre usuários da integração. “Muita gente e eu mesma nos deitamos no chão, porque a gente não sabia de onde os tiros estavam vindo. Ainda se passou um tempo até a gente notar que alguém tinha se machucado”, contou uma vendedora que trabalha na estação. Já o ambulante que, por pouco, não foi baleado nega que tenha trocado ofensas com o atirador. “Soltamos piadinhas para outras meninas. Só assobiamos, mas ele achou que era lá com eles. Veio e chegou atirando”, relatou.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), imagens das câmeras de segurança da estação devem ser divulgadas nesta quarta (6). De antemão, segundo o órgão, é possível perceber um volume de pessoas correndo do terminal para a estação. Já o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que o TI conta com segurança patrimonial.