Gabriel Dias
Folha-PE
Mais uma tentativa de golpe deixou uma família recifense em pânico nesta terça-feira (12). A imagem de uma adolescente estudante de um colégio de classe média levou a uma verdadeira operação de busca nas redes sociais e pela polícia nas ruas de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A informação que circulava era que a jovem havia sido sequestrada.
A história começou quando, por meio de uma ligação, um criminoso afirmava haver sequestrado a mãe da adolescente de 13 anos e exigia o pagamento de resgate para liberar a mulher. O suspeito pedia que a garota pegasse as joias da casa e levasse para um ponto de encontro. A menina pegou o material e, sem desligar o telefone, foi até o Shopping Recife.
Enquanto a jovem foi ao ponto de encontro, outra pessoa ligou para a mãe dela como se a filha dela tivesse sido sequestrada, utilizando informações passadas pela jovem para deixar a situação mais plausível. Pediram que pagasse uma quantia alta, e a mulher chegou a dizer que venderia o próprio carro para pagar. A mãe foi à Delegacia de Boa Viagem e, então, a polícia realizou diligências nas imediações do bairro enquanto a mulher recebia ligações privadas com ameaças.
Por ordem da pessoa com quem ela falava no telefone, a garota chegou a entregar as bijouterias para um mendigo na rua.
Todo o drama terminou quando a garota ligou para a mãe, pouco antes das 18h, e informou que estava na casa de uma vizinha. A mulher, então, foi com os policiais para o local e constataram que a adolescente estava bem e não havia sido sequestrada. E que toda a história não passava de uma tentativa de golpe.