Folha-PE
Para execução de obras e intervenções preventivas, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará uma manutenção programada por 48 horas no Sistema Botafogo, a partir da próxima terça-feira (26). A paralisação será iniciada a 0h da terça-feira e seguirá até a 0h de quinta-feira (28).

Uma das obras responsável pela paralização será a interligação de uma nova adutora ao Sistema Botafogo para transportar água para o novo presídio de Itaquitinga, cidade situada na Zona da Mata Norte.
Com 31 quilômetros de extensão, a adutora foi construída pelo governo do Estado e agora será gerenciada pela Compesa. A tubulação terá uma vazão 64,8 metros cúbicos por hora, dos quais 43,2 m3/hora serão destinados à unidade prisional.
Além de atender ao presídio, a obra garantirá o reforço de 21,6 metros cúbicos de água/hora para o distrito Três Ladeiras, com aproximadamente 1,7 mil habitantes, pertencente ao município de Igarassu.
De acordo com o gerente de Produção Metropolitana da Compesa, Euris Oliveira, essas ações não poderiam ser realizadas com o sistema em funcionamento. A Compesa pretende aproveitar a paralisação para realizar, ainda, outros serviços na unidade de Botafogo.
Como parte destes serviços serão efetuadas manutenções na Estação de Tratamento de Agua-ETA Botafogo, também localizada em Igarassu, vistorias e substituição de válvulas e registros, além de intervenções eletromecânicas no sistema.
Com a paralisação, serão afetadas, ao menos, 173 mil pessoas. “Iremos mobilizar 35 profissionais, entre técnicos e engenheiros, para a realização dos serviços e iremos trabalhar diuturnamente para que todas as intervenções sejam finalizadas no prazo previsto”, informa Euris.