Ação quer promover boas práticas

Antônio Assis
0


Luana Nova
Folha-PE

Abraçar um desconhecido, declamar uma poesia, doar sangue, adotar um animal, plantar uma árvore, dizer que ama alguém, entregar alimentos numa instituição. O que todas essas ações têm em comum? Elas simbolizam boas práticas, atitudes positivas e, no dia 31 de julho, poderão te comprar um livro. A campanha 1010 Maneiras de Comprar um Livro Sem Dinheiro, promovida pela Junior Achievement (JA) de Pernambuco, através do Nexa PE, núcleo de jovens empreendedores será realizada no entorno do Marco Zero, Bairro do Recife, área Central da Capital, das 8h às 17h, concomitantemente com o Recife Antigo de Coração.

A ação, idealizada por um grupo de jovens, surgiu na Espanha e se espalhou pelo mundo rapidamente. No Brasil, aconteceu pela primeira vez há dois anos e já impactou mais de 10 mil pessoas. No Recife, o evento será inédito e contará com cerca de 20 voluntários. De acordo com a Diretora Executiva da JA/PE Rosane Shereschewsky, se a ação for bem recebida, acontecerá novamente no último domingo de agosto. “Fazer o bem nunca é demais”, afirmou.

Com o intuito de incentivar as pessoas a compartilhar conhecimento e a olhar para o outro, a campanha já arrecadou cerca de 300 livros. Para Rosane, existe um problema muito sério de leitura no País, que foi intensificado pelas tecnologias. “Lemos pouco e nos afastamos de quem nos rodeia. Nós estamos vivendo um momento bastante individualista”, opinou. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, em 2015, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. “Isso é assustador”, comentou a diretora.

Os livros para a “venda do bem” estão sendo arrecadados por empresas e por membros da comunidade. Quem tiver interesse em doar pode levar no dia da ação, no domingo 31 de julho. Obras de todos os tipos de categorias podem ser doadas desde que estejam em boas condições.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)