Foram registrados 704 assaltos a ônibus neste ano

Antônio Assis
0
Wilson Maranhão
Folha-PE

Quatro assaltos por dia. Essa é a média de investidas contra ônibus do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. Os dados são do Sindicato dos Rodoviários. Segundo a categoria, 704 ações criminosas foram registradas de janeiro a maio deste ano, crescimento de 43,6%, se comparado ao mesmo período de 2015, quando os registros somaram 490. Os números são contabilizados com base nos relatos dos motoristas. 

O problema foi debatido na última segunda-feira (14) na Alepe. “Os assaltos ocorrem a qualquer hora e em qualquer lugar. As autoridades sabem os pontos mais críticos, mas não resolvem”, reclamou o presidente do sindicato da categoria, Benílson Custódio. 

O secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, que participou da audiência, rebateu os dados apresentados pelos rodoviários. Segundo ele, são 415 assaltos, 289 menos. “Existe o controle externo da polícia pelo MPPE. Não consideramos outros números”, disse. Os registros do Grande Recife Consórcio se aproximam mais dos da categoria: foram contabilizados 661 neste período. 

Segundo Carvalho, a SDS elaborou uma minuta que prevê a implantação de novas medidas de segurança dentro dos coletivos. Entre elas, adoção de tecnologia com câmeras de maior resolução, o compartilhamento de informações de GPS com o Ciods e a instalação do botão de emergência nos coletivos. Hoje, disse Carvalho, há duplas de PMs a pé nos 23 Terminais Integrados (TIs) e abordagens a coletivos. 

Medo

Entre os passageiros do sistema, muitos relatos de insegurança. “Hoje moro em São Paulo e estou aqui visitando parentes. No primeiro dia, peguei um ônibus e fui assaltado. É assustador você avistar quatro homens armados com facas e fazendo o rapa em todos. É preciso que algo seja feito”, relatou o jogador de futebol Jonathan Timóteo Melo, 25. A linha em que o atleta foi vítima é TIP/Conde da Boa Vista, que é alvo constante de reclamação de passageiros por causa da incidência de assaltos.

Protestos 
O sentimento de insegurança tem preocupado a população e provocado protestos. No próximo dia 20, moradores do bairro do Curado, que compõe a rota da linha TIP/Conde da Boa Vista, prometem realizar uma manifestação para chamar a atenção sobre a alta incidência de assaltos naquela área. “Nessa linha em que trabalho os assaltos são quase que diários. Já fui vítima duas vezes dirigindo neste ano. Eles (assaltantes) embarcam lá do TIP e tocam o terror nos ônibus. A maioria age com facas e leva tudo o que puder. Trabalhamos com medo”, comentou um motorista que preferiu não se identificar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)