Luiz Filipe Freire
Folha-PE
Usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar com dois novos terminais integrados (TIs) neste fim de semana. Neste sábado (4), entra em operação o de Cosme e Damião, que só funcionava em dias de jogos na Arena Pernambuco e, agora, passa a atender o grande público. Domingo (5), será a vez do de Joana Bezerra, que, por anos, em sua antiga estrutura, foi sinônimo de degradação e falta de dignidade. As inaugurações põem fim a atrasos de quase três anos. Os equipamentos deveriam ter ficado prontos em 2013, antes da Copa do Mundo no Brasil.
No Loteamento Santos Cosme e Damião, na divisa entre a Capital e o município de Camaragibe, a expectativa dos moradores começou em 2011, quando a construção foi iniciada. Em Joana Bezerra, a situação é ainda mais dramática. O antigo terminal foi aberto em 1994 e opera de forma improvisada ao lado da estação do metrô de mesmo nome, na área central do Recife. Os abrigos não comportam as longas filas, obrigando passageiros a esperar pelos coletivos sob sol ou chuva. A falta de ordem virou rotina. A área destinada ao desembarque costuma ficar lotada de usuários “apressadinhos”, em busca de entrar nos ônibus antes mesmo de os demais saírem.
“É uma competição e vence o mais forte. Mulheres, crianças e idosos sofrem. Tenho uma amiga que já levou uma queda por causa disso”, conta a doméstica Andréa Lima, 41, que passa pelo terminal todos os dias rumo ao bairro de Boa Viagem.
Operação
Em Joana Bezerra, haverá, basicamente, a transferência da operação para o novo terminal, que chegou a ficar quase um ano com obras paradas. Ele foi construído ao lado do antigo, numa área de 4,3 mil m². Mas a diferença é gritante: oito plataformas de embarque e quatro de desembarque, lanchonete e banheiros acessíveis. Permanecem as dez linhas que já operam, com 115 veículos e 1,2 mil viagens, beneficiando 48 mil usuários/dia. A promessa era de que 67 mil pessoas fossem atendidas, número estimado quando ainda era prevista a chegada de três linhas de BRT ao terminal. O investimento foi de R$ 11 milhões.
Já o TI Cosme e Damião custou R$ 20 milhões e vai beneficiar, por enquanto, sete mil dos 20 mil usuários estimados. A capacidade máxima também não será atingida agora porque nem todas as linhas previstas entrarão em operação hoje, caso da que fará a ligação com o futuro TI da IV Perimetral, que ainda tem obras paralisadas. Esse terminal, o da III Perimetral e o de Abreu e Lima são os três últimos ainda não entregues.
Além da integração com o metrô, o novo terminal contará com duas linhas de ônibus: 2456-TI Cosme e Damião (Circular) - atenderá as comunidade de Viana e Santo Antônio - e 2459-TI Cosme e Damião/TI Caxangá - com itinerários pela avenida Belmino Correia e pelo Bairro dos Estados. Serão dez veículos e 127 viagens por dia. Os passageiros ainda poderão fazer integração temporal com o TI Camaragibe ou com as estações de BRT Areinha, Barreiras e Padre Cícero, na PE-05, mas a medida só é válida para quem usa o VEM.