Wi-fi nos ônibus vira realidade na Região Metropolitana do Recife
JC Online
Uma boa notícia para os passageiros de ônibus, em tempos de tanta negatividade. Os coletivos da Região Metropolitana do Recife começaram a ganhar internet wi-fi gratuita, uma tentativa do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) de qualificar o serviço de transporte, tão criticado pelo usuário. O sinal de wi-fi está em teste na linha opcional RioMar-Apipucos, que liga a Zona Norte ao centro de compras, localizado na Zona Sul do Recife. E o que é melhor: sem qualquer custo para o setor, seja o passageiro ou os empresários.
Por enquanto, o projeto piloto está sendo feito numa parceria entre a Etra, empresa espanhola que venceu licitação do Estado para implantar o programa de informação do sistema de transporte (Simop), e a operadora Vivo. Um único veículo está em teste com o sinal e, até a próxima terça-feira (3/5), a frota de seis coletivos deverá estar circulando equipada. A internet oferecida, entretanto, tem limitações. Está configurada para atender apenas no interior do ônibus – o que é lógico –, tem capacidade para até 60 usuários de uma vez e impede o acesso a conteúdos com imagens, como filmes, por exemplo. É ideal mesmo para o uso do WhatsApp, Facebook e Twitter. De toda forma, é uma iniciativa que demonstra cuidado com o passageiro e, por isso, elogiável.
Oferta será ampliada para toda rede. Pelo menos essa é a promessa do GRCT e deverá acontecer até o fim do ano. Após o teste, que deverá durar um mês, será realizado um chamamento público e a empresa vencedora – uma agência de publicidade ou operadora de telefonia – oferecerá o serviço em troca de propaganda nos ônibus.
A reportagem testou a wi-fi no ônibus da linha RioMar–Apipucos e conversou com os passageiros. Também bateu um papo com o diretor de Tecnologia da Informação do GRCT, Fernando Guedes. Assista webvídeo no Blog De Olho no Trânsito (jc.com.br/deolhonotransito) e confira o serviço.

Comentários
Postar um comentário