Paulista decreta Situação de Emergência por conta da chuva

Antônio Assis
0
Folha de Pernambuco

A prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), decretou Situação de Emergência por 180 dias em função do volume de chuva registrado nesta segunda-feira (30). O acumulado de água registrado nas últimas 12 horas no município é de 204 milímetros.

O decreto autoriza as secretarias municipais de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde e Educação a tomarem as medidas necessárias sem a realização de licitações, para minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas e prestar socorro aos moradores de áreas alagadas ou de barreiras. Os locais mais atingidos pelas chuvas nas áreas das praias foram Maria Farinha e Janga.

Além dos bairros de Torres Galvão, Mirueira, Maranguape I e Paratibe. A rede municipal de saúde só atendeu nesta segunda-feira os casos de emergência. As consultas agendadas serão remarcadas. O muro da Prontoclínica Torres Galvão, no centro da cidade, desabou no final da manhã. Uma equipe de técnicos da manutenção da Secretaria de Saúde percorreu os equipamentos públicos para levantar os estragos causados pelas águas.

Também foram suspensas as aulas da rede municipal. Equipes de manutenção farão levantamento nas estruturas físicas das escolas para recuperar o mais rápido possível os prejuízos causados pela chuvas.

No Município, há 16 mil pontos de risco. A Defesa Civil removeu cerca de 500 pessoas das áreas críticas de alagamentos ou das áreas de possíveis deslizamentos e acomodou em três escolas públicas – Frei Guido, na Mirueira, Escola Agamenon Magalhães, no Fragoso, e o Maria das Neves, em Jardim Paulista. Quando a situação se normalizar, estas pessoas voltarão para suas residências.

Os chamados para as equipes da defesa civil podem ser feitos pelos telefones 9090.9.8788.7822 e 9090.9.7119.6123. Os contatos estão disponíveis 24h. A população ainda pode acionar o telefone 371.7992, de segunda a sexta, no horário comercial.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)