Chuvas fortes seguem nesta terça após segunda-feira de transtornos na RMR

Antônio Assis
0
As chuvas que atingiram o Recife nas últimas 24h correspondem a quase 40% do previsto para o mês de maioFoto: Diego Nigro/JC Imagem
NE 10
Os transtornos gerados pelas chuvas das últimas 24h devem permanecer causando prejuízos no Grande Recife até o final da tarde desta terça-feira (10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Recife, somente na capital pernambucana choveu 126 mm entre as tardes desse domingo (8) e esta segunda-feira. O volume corresponde a 39,6% do total esperado para todo o mês de maio, que seria de 318 mm. Olinda é a cidade da RMR mais prejudicada pelas chuvas - somente os bairros de Jardim Fragoso e Bonsucesso chegaram a registrar mais de 220 mm de precipitação nas últimas 24 - seguida por Paulista. 

Embora as chuvas fortes e (quase) ininterruptas tenham surpreendido a população, o Inmet explica que as precipitações são resultado de um fenômeno meteorológico chamado distúrbio de leste. Trata-se de uma nebulosidade que se forma nos oceanos e são muito comuns nesta época do ano, seguindo até julho. Além disso, apesar do grande volume de chuvas, o recorde de precipitações em 24h aconteceu em 1970, quando choveu 325 mm em um único dia.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)