Folha-PE
O novo secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco, Cícero Márcio de Souza Rodrigues, tomou posse na manhã desta segunda-feira (25), na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, na área Central. Ele assumiu a pasta em substituição ao coronel reformado da Polícia Militar, Eden Vespaziano, que pediu exoneração na última semana, após um ano e três meses no comando do cargo.

Atualmente, Pernambuco é o único estado que utiliza "chaveiros", diante da falta de agentes para atuar nas unidades. No início deste mês, um novo Código Penitenciário de Pernambuco, que prometia disciplina nos presídios, foi publicado no Diário Oficial. Na ocasião, o Governo do Estado informou que a atualização das novas regras representa um avanço para a gestão. A legislação atualizada conta com 160 artigos e engloba temas que alinham as resoluções locais às garantias constitucionais de 1988.
Secretário-executivo
Graduado em ciências contábeis, Cícero Rodrigues, de 45 anos, direcionou a carreira para a área de inteligência e segurança penitenciária. Ele é agente de segurança penitenciária e especialista em políticas e gestão em segurança pública, pelo Ministério da Justiça. Rodrigues trabalhou na gerência de inteligência da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) de 2007 a 2016.