Geraldo Moreira
Folha-PE
Um estudante de 19 anos foi preso com duas notas de R$ 100 falsas, por volta das 14h da terça-feira (26). Ele tentava comprar ingressos para o jogo da final da Copa Nordeste, entre Santa Cruz e Campinense. As informações do caso foram divulgadas, pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (27).
Segundo a PF, Maurício Soares dos Santos tentava comprar 10 ingressos da partida para revender. O jovem contou que conseguiu as notas falsas em uma feira de troca, na avenida Dantas Barreto, por R$ 50. Ele não deu detalhes do suspeito que repassou o dinheiro.
Ele foi autuado após atendentes da bilheteria desconfiarem do rapaz. Maurício disse ser estudante, mas não apresentou nenhuma carteira para comprovar. Ao entregar o dinheiro, os funcionários perceberam as diferenças nas notas e numerações idênticas. Eles acionaram a Polícia Militar.
PF/Cortesia
Notas falsas têm texturas mais lisa que as verdadeiras
Dicas
O assessor de comunicação da PF, Giovani Santoro, explicou também que o repasse de notas falsas acontece mais quando o comércio está superaquecido. "Para atender a demanda, geralmente o comerciante não toma cuidado ao observar se o dinheiro que recebeu é falso", disse.
Ele complementou ainda que uma nota falsa tem textura lisa e cores mais vivas, enquanto uma verdadeira é mais áspera e apresenta alguns desbotamentos.