‘Esporte: Educação e Inclusão’ é o tema do concurso Jovem Senador 2016

Antônio Assis
0
Para participar do concurso, é preciso escrever uma redação de 20 a 30 linhas dentro do tema
Foto: Divulgação

JC Online

Os estudantes de até 19 anos que estudem o ensino médio em escola pública e gostam de política devem ficar atentos. O tema do concurso de redação do Senado será 'Esporte: Educação e Inclusão'. Criado em 2011, o Programa Jovem Senador leva anualmente um aluno de cada estado e do Distrito Federal para conhecer o processo de discussão e elaboração das leis em Brasília no mês de novembro.

Para participar do concurso, é preciso escrever uma redação de 20 a 30 linhas dentro do tema. Serão escolhidos 27 autores. Os professores que orientaram os textos vencedores também participarão do Projeto na Capital, acompanhando os alunos premiados e com uma programação especial.

Alunos e professores interessados podem participar, ainda, de cursos gratuitos disponíveis na plataforma Saberes, sobre temas relacionados ao trabalho dos jovens senadores como o poder legislativo, política, democracia e exercício da cidadania. Dúvidas e sugestões sobre o Concurso de Redação do Senado e o Jovem Senador podem ser encaminhadas para o Alô Senado, pelo telefone 0800 612211. Gratuitas, as ligações são atendidas das 8h às 19h, de segunda à sexta-feira.

EXPERIÊNCIA - Dentro do Projeto Jovem Senador, os estudantes participam de trabalhos legislativos, como reuniões de comissões e sessões do Plenário durante uma semana. Tendo a supervisão de consultores legislativos, os alunos apresentam e debatem projetos que, caso sejam aprovados pelo grupo, são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se acolhidos, passam a tramitar como projeto de lei no Senado.

Desde 2011, foram apresentadas 39 proposições pelos jovens senadores. Deste total, duas foram encaminhadas para a Câmara dos Deputados, duas tramitam como proposta de emenda à Constituição (PEC), 25 tramitam como projeto de lei do Senado (PLS) e sete como sugestão legislativa (SUG). Entre as sugestões que viraram projetos de lei, está uma que fala sobre o serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho (Sugestão 20/2014).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)