No último mês, o Recife registrou aumento de 7,5% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2015. Foto: Sinpol/Divulgação
JC Online
O primeiro mês do ano registrou aumento da violência no Recife. Foram 57 assassinatos registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Isso significou um aumento de 7,5% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 53 mortes na capital pernambucana. Em quantidade de assassinatos, esse foi o janeiro mais violento dos últimos cinco anos.
As estatísticas alarmantes seguem a tendência estadual. No primeiro mês deste ano foram registrados 357 assasssinatos em Pernambuco. Um aumento de 10,52% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Foi o janeiro mais violento desde 2009. Os dados foram apresentados com exclusividade peloRondaJC na semana passada.
Promessa de campanha do prefeito Geraldo Julio, a versão municipal do programa Pacto pela Vida ainda não trouxe resultados positivos para conter a violência no Recife. Pelo contrário. Os dois últimos anos fecharam com aumento das estatísticas de homicídios. A meta é de redução anual de 12%.
Faltando menos de 11 meses para o fim da gestão do socialista, as principais promessas para segurança ainda não saíram do papel. Uma delas é a criação dos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Os equipamentos preveem áreas de lazer, esportes, bibliotecas, cursos de capacitação, orientação profissional, serviços do Procon e mediação de conflitos. O primeiro deveria ser inaugurado em outubro de 2013, mas até hoje não ficou pronto.
Outro projeto, o “Disque Luz”, também não foi implementado. O objetivo dele era criar um canal de comunicação para que a população informasse problemas com a iluminação pública, com a garantia de que o problema fosse solucionado em até 48 horas. Em estudos relacionados a segurança apontam que locais com baixa ou nenhuma iluminação são mais propícios ao avanço da criminalidade.
Confira comparativo de homicídios no mês de janeiro no Recife:
2016 – 57
2015 – 53
2014 – 39
2013- 41
2012 – 41
2011 – 65