Proprietário de sítio em área de preservação de Olinda derruba árvores e loteia terreno

Antônio Assis
0
Folha-PE

O proprietário de um sítio situado na área rural de Olinda, próximo ao bairro de Ouro Preto, tem agido contra a lei ao derrubar árvores no terreno. Isso porque a propriedade está dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA), onde é proibida a retirada de vegetação. Em denúncia pelo WhatsApp da Folha (81 98187-9290), um leitor mostrou a situação do local.

Segundo o denunciante, além do desmatamento, o dono do terreno tem promovido o aterramento de uma área de charco próxima a um território de nascentes de rios. Os leitos, então, têm se reduzido a pequenos cursos de água. Outra contravenção seria a demarcação de lotes na terra, proibida dentro de APAs. Segundo o leitor, é possível ver estacas de madeira indicando os tamanhos dos lotes a serem comercializados.

O leitor afirma que um grupo de 30 moradores da localidade, juntamente com o Conselho Gestor da APA em questão, já fizeram diversas denúncias aos órgãos competentes, incluindo a Prefeitura de Olinda e a CPRH, mas nenhum deu retorno prático. "O processo de devastação é muito rápido, e a Prefeitura é muito lenta. Quase não há mais árvores no sítio. A impressão é que alguém jogou uma bomba lá dentro para limpar tudo", afirma o denunciante.

Até a publicação desta matéria, a Prefeitura de Olinda ainda não havia se posicionado sobre o assunto.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)