Hotel Recife, ao lado do Gabinete Português de Leitura, reabrirá em 2017 como faculdade
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Cleide Alves
JC Online
O ano de 2016 começa com promessa de vida nova para a Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Pelo menos num trecho dela, nas proximidades da Rua Siqueira Campos, os passantes já notam obras de restauração em prédios desativados. O cordão foi puxado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), que reformou o edifício onde, até 2005, funcionava o Jornal do Commercio.
Agora, o Real Hospital Português inicia a recuperação do antigo Hotel Recife, defronte da nova sede da OAB, e vai reabrir a velha hospedaria como uma escola de enfermagem. O Gabinete Português de Leitura, vizinho e proprietário do imóvel da futura faculdade, vai aproveitar a movimentação e renovar a pintura da sua fachada.
No mesmo quarteirão, o Porto Digital pretende restaurar e ocupar o Edifício Segadas Vianna, que abrigou o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) e está fechado há dez anos. O Porto também negocia com o Estado o uso do antigo prédio do Diário de Pernambuco, na Praça da Independência, a poucos metros da Rua do Imperador.