Fechamento do Cais do Sertão decepciona turistas e pernambucanos

Antônio Assis
0
Reprodução/TV Jornal

Com menos de dois anos de funcionamento, o museu Cais do Sertão está fechado em pleno mês de férias. Na porta de entrada, a mensagem em três línguas informa o que muitos turistas que vieram nos primeiros dias de janeiro não esperavam: Fechado para visitação.

"Me decepcionou, por que a gente não conhece a cidade, aí vem aqui na expectativa de conhecer o museu e está fechado, em pleno dia útil", lamenta a turista Ana Cristina Carvalho. O sentimento é parecido com o do recifense Higor da Paz, que trouxe a namorada paulista para conhecer o local, que chegou a ser eleito um dos melhores da América Latina, em outubro de 2015.

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo museu, a informação não indica que o Cais do Sertão parou de funcionar definitivamente, mas admite que vem enfrentando problemas para manter o funcionamento. O motivo seria o fim do contrato, no último dia útil de 2015, com uma organização social que administrava o equipamento cultural.

Desde julho do ano passado, os horários de funcionamento foram reduzidos, ficando apenas de quinta-feira a domingo. Antes, só fechava nas segundas. Ainda segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, eles estão trabalhando para finalizar o edital que vai escolher outra empresa para gerir o museu nos próximos dois anos e que não há previsão para a reabertura do Cais do Sertão.

O museu foi inaugurado em abril de 2014. Em 2,5 mil metros quadrados de área, são retratados o cotidiano e a cultura dos sertanejos, tendo como fio condutor as canções de Luiz Gonzaga. O projeto foi concluído ao custo de R$ 97 milhões.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)