MPPE oferece denúncia criminal contra integrantes da Torcida Jovem do Sport

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ofereceu, na tarde dessa segunda-feira (21), denúncia contra nove integrantes da Torcida Jovem do Sport, dentre eles o presidente da torcida organizada, Henrique Marques Ferreira. Seis deles estão sendo denunciados pelas práticas de roubo e associação criminosa, com agravantes pelo uso de arma de fogo e concurso material, além do crime de promover tumulto ou violência em local de evento esportivo ou no seu entorno, tipificado no Estatuto do Torcedor. Os outros três poderão responder apenas pela associação criminosa.

De acordo com a denúncia oferecida pelo MPPE, o primeiro grupo, formado pelos acusados Fábio Granjeiro, Felipe Cabral, Randson da Silva, Ygows de Lima, Thiago Barbosa e Thiago Eloi, se reuniu de forma deliberada para armar uma emboscada contra os integrantes da torcida Galoucura, do Clube Atlético Mineiro, após o jogo entre a equipe mineira e o Sport no dia 18 de outubro.

“Quando o grupo de torcedores do Atlético Mineiro se encontrava nas imediações do Imip, os denunciados e seus comparsas partiram para o confronto, não se intimidando com a presença de policiais militares, que faziam o acompanhamento de rotina. O tumulto levou ao pânico pacientes, familiares e servidores do referido hospital, bem como os transeuntes e motoristas que se encontravam nas proximidades”, narraram os promotores de Justiça Marcos Carvalho e Allen Pessoa, que subscrevem a denúncia.

Ainda segundo os representantes do MPPE, durante o tumulto o grupo agiu de forma coordenada para derrubar e espancar o torcedor Marcos Simões, do Atlético Mineiro. Ele teve roubados um aparelho celular, tênis e carteira, além de camisa e boné com o símbolo da Galoucura. No mesmo dia, os denunciados compartilharam vídeos nas redes sociais se vangloriando dos atos e mostrando pertences da vítima.

Em depoimento, os denunciados confirmaram que o roubo de adereços de torcidas rivais é uma prática comum entre os integrantes das torcidas organizadas. Os objetos roubados são posteriormente exibidos como troféus nas redes sociais.

Já os integrantes Rhennan da Silva e Pedro Henrique dos Santos, que haviam sido autuados em flagrante pelo porte de arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca e apreensão daOperação Arquibancada na sede da Torcida Jovem do Sport, foram denunciados por associação criminosa. O MPPE requisitou à Justiça que eles sejam submetidos às mesmas medidas protetivas já adotadas contra os demais denunciados: proibição de deixar a comarca do Recife sem comunicar à Justiça e obrigação de se apresentar à polícia em todos os dias de jogos de futebol no Recife.

Presidente – além da denúncia por associação criminosa, o MPPE também solicitou à Justiça o afastamento de Henrique Marques Ferreira da presidência da Torcida Jovem do Sport. O pedido inclui ainda a proibição de entrar nas dependências da torcida organizada. Todas as denúncias serão apreciadas pelo juiz da 9ª Vara Criminal da Capital.

O MPPE também investiga, através de Inquéritos Civis, as torcidas organizadas Fanáutico, do Náutico, e Inferno Coral, do Santa Cruz.

MPPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa