MPPE lança guia sobre a Instituição para a imprensa e a sociedade
Esclarecer suas atribuições e atuações em defesa do povo pernambucano, das legislações municipais e estadual, da Constituição Federal, assim como as funções de seus membros e servidores, foram os objetivos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ao lançar o Guia do Ministério Público de Pernambuco – Informações para a imprensa e sociedade. O Guia tem duas versões: impressa e eletrônica,e esta última está disponível no site do MPPE (www.mppe.mp.br). A publicação pode ser utilizada como material de consulta, pois aborda objetivos e deveres dos procuradores e promotores de Justiça e suas maneiras de atuação.
O Guia também detalha as subdivisões, estratégias operacionais, instrumentos jurídicos e demandas do MPPE, para assegurar o bem coletivo e o respeito às leis federais, estaduais e municipais. A Assessoria Ministerial de Comunicação Social editou um manual com linguagem fácil e didática para facilitar o entendimento tanto da população quanto dos jornalistas sobre o papel e a rotina do MPPE em busca dos direitos difusos e coletivos.
Diante da complexidade de ações judiciais e extrajudiciais, o MPPE entende que, normalmente, cidadãos e jornalistas têm dúvidas. Pessoas das mais diferentes faixas sociais e com os mais variados problemas recorrem às Promotorias de Justiça em busca de soluções, mas com pouca noção das atribuições institucionais do MP, ou a qual instituição recorrer. Por sua vez, os profissionais de Imprensa, que lidam diretamente com o povo, informando-o sobre os fatos que influenciam a vida cotidiana, também se veem às voltas com uma série de questionamentos sobre o funcionamento do Ministério Público, suas atribuições e ferramentas.
“Precisamos fazer com que o cidadão comum e os profissionais de comunicação social conheçam melhor nossa Instituição, o que fazemos, como fazemos e nos organizamos em nossa luta pela legalidade e melhor vida para os cidadãos. A publicação do manual vai facilitar esse entendimento”, argumentou o procurador-geral do MPPE, Carlos Guerra de Holanda.
O procurador-geral visitou as redações dos três grandes jornais pernambucanos, Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, levando o Guia e conversou com editores e repórteres sobre o conteúdo da publicação. As emissoras de TV, de rádio e sites também receberam exemplares.
“O manual é mais uma forma de o MPPE mostrar esforço em sua missão de proporcionar, com transparência, seu alinhamento com a ordem, a legalidade e a democracia”, finalizou o procurador-geral, Carlos Guerra de Holanda.
MPPE
Comentários
Postar um comentário