Alunos de duas escolas municipais do Recife formam orquestra com instrumentos doados

Antônio Assis
0
Folha-PE

Uma orquestra formada por 72 alunos de das escolas municipais Nossa Senhora do Pilar e Pedro Augusto, localizadas no Centro do Recife, será montada através de uma parceria entre o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e a ONG Moradia e Cidadania. Já foram adquiridos 33 instrumentos entre eles violinos, violas, violoncelos e contrabaixo acústico. As aulas começaram nesta semana.

Na tarde desta terça-feira (22), o presidente do TRF, Rogério Fialho Moreira, e a diretora da Escola Nossa Senhora do Pilar, Adeneide Vitor dos Anjos, acompanharam a primeira aula na unidade educacional. O TRF doou à orquestra 15 violinos do tipo 3/4, tamanho ideal para crianças, numa iniciativa que soma responsabilidade social e ambiental.

Situados no Bairro do Recife, o TRF e a escola Nossa Senhora do Pilar mantêm uma parceria há cerca de dez anos, que resultou em benfeitorias como a construção da quadra esportiva da comunidade. Dos 36 membros da orquestra indicados pela escola do Pilar, 21 são alunos e 15 foram escolhidos pela comunidade.

FORMAÇÃO - As aulas são ministradas pelo maestro Deoclécio dos Reis, professor da Fafire e mentor do projeto “Com notas e cordas: crescendo na harmonia”, que ensina alunos de escolas públicas a tocar instrumentos musicais. No Pilar, as aulas acontecem nas segundas e terças. Já os alunos da Pedro Augusto estudarão música na Fafire às segundas e sextas. A escola recebeu 18 instrumentos (12 violinos, quatro violas e dois violoncelos), doados diretamente pela ONG Moradia e Cidadania.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)