Recifenses entre os embaixadores nos EUA

Antônio Assis
0
Estudantes conheceram a embaixadora Liliana Ayalde. Eles souberam do programa pelo Diario de Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta/ DP/ DA Press

Larissa Rodrigues
Diário de Pernambuco

Três concluintes do ensino médio da rede pública de Pernambuco estão prestes a viver juntos uma experiência educacional que pode mudar suas vidas. Os três serão jovens embaixadores do Brasil nos Estados Unidos (EUA) e viajam em janeiro de 2016. Ontem, eles conheceram a embaixadora do país, Liliana Ayalde, que esteve no Recife para visitar projetos locais ligados às novas tecnologias. Adriano Vinícios Emídio da Silva, 16 anos, Déborah Alexandra Santos Carneiro, 18, e Gercina Emanuele Almeida Alves, 16, estão entre os 50 estudantes selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores 2016, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. No ano que vem, o projeto completa 14 anos. Nesse perído, aproximadamente 300 alunos participaram da iniciativa, concorrida nos vários estados brasileiros.
Este ano, cerca de 13 mil alunos do Brasil se inscreveram para a oportunidade. Os jovens selecionados farão intercâmbio de três semanas nos EUA. Para conseguir participar, o estudante deve cursar o ensino médio, estar matriculado na rede pública, falar inglês, ter boas notas, realizar algum trabalho voluntário e ter perfil de liderança. Déborah Alexandra é do Colégio Militar do Recife. Gercina Emanuele é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e estuda no campus de Garanhuns, no Agreste. As duas tinham tentado entrar no programa em 2014, mas foram eliminadas na última etapa, o que não as desestimulou a buscaram a chance novamente em 2015. A expectativa pela realização do sonho agora é grande entre elas.

“Estou muito ansiosa para conhecer os outros jovens e família que vai me acolher, compartilhar experiências, levar minha cultura e saber como o país funciona”, afirmou Gercina. “Representar o Brasil será maravilhoso”, destacou Débora. O encontro entre a embaixadora e os jovens foi na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem, Zona Sul. É nessa unidade que Adriano Vinícios está terminando o ensino médio, um dos motivos pelos quais a escola foi escolhida para receber Liliana Ayalde. O local foge do padrão da rede pública e abriga o projeto NAVE, que agrega ensino médio integrado ao profissionalizante e objetiva desenvolver metodologias educacionais formando jovens para trabalhar com novas tecnologias.

Para Adriano Vinícios, o momento é de comemorar. “Agora é só alegria. Lá vamos apresentar projetos sobre o Brasil”, explicou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)