Grupo celebra decisão judicial que anula leilão de área no Cais José Estelita

Antônio Assis
0
Som da Rural animou o grupo
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

JC Online

Centenas de pessoas se reuniram na tarde deste domingo (29), no Cais José Estelita, para comemorar a decisão que anulou o leilão do terreno do cais. A sentença, proferida no último sábado pelo juiz Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, suspende o leilão do terreno no Cais e impede o poder público de autorizar construções no local onde o Consórcio Novo Recife pretende levantar complexo imobiliário com 12 torres.
“Embora tenhamos clareza de que o consórcio vai recorrer da decisão e que vamos continuar lutando, essa é uma hora de celebração”, declara a fotógrafa Ana Lira, do Movimento Direitos Urbanos. “A decisão do juiz reforça o nosso entendimento de que a cidade não pode ser repartida pela especulação imobiliária.”

Na avaliação do professor Leonardo Cysneiros, a Justiça tocou num ponto que o movimento já denunciava há anos: a irregularidade do leilão que vendeu o terreno do cais. “O interesse público foi violado desde a alienação da área. Mas todo o processo é cheio de irregularidades”, afirmou. A assessoria de comunicação do Consórcio Novo Recife informou que o grupo ainda não foi notificado da decisão. Somente depois disso deve se manifestar. Já a Prefeitura do Recife declarou, por intermédio do secretário de Comunicação. Alexandre Gabriel, que “determinação da Justiça se cumpre, não se comenta.”

Animada pelo Som da Rural, a comemoração dos ativistas do Movimento Ocupe Estelita continuou até a noite.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)