STF abre inquérito contra Fernando Bezerra Coelho e Odacy Amorim

Antônio Assis
0
Blog do Jamildo

Não se sabe se há relação com as especulações de uma eventual aproximação entre Odacy Amorim e Fernando Bezerra Coelho, nos últimos tempos, inclusive com a possibilidade de Odacy se filiar ao PSB e ser o candidato de Fernando à Prefeitura.

Sem alarde, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de mais um inquérito criminal contra o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

É o quarto inquérito criminal no STF contra o senador, em nove meses de mandato.

O novo inquérito investiga a gestão municipal de Petrolina anterior e tem como outro investigado o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que era vice-prefeito de Petrolina, na gestão de Fernando.

Odacy chegou a se tornar prefeito em 2007, quando Fernando Bezerra renunciou para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Eduardo Campos.

Não existem ainda maiores detalhes sobre o conteúdo desta nova investigação criminal, processo INQ 4139, além de que se tratar de crimes previstos no Decreto-Lei 201/67, que trata de crimes cometidos por prefeitos no exercício do cargo. O certo é que este inquérito não tem qualquer relação com a Operação Lava Jato, na qual Fernando Bezerra também é investigado.

O inquérito contra os dois políticos de Petrolina chegou ao STF em 06 de outubro, tendo o ministro Marco Aurélio mandado os autos para o procurador geral da República, Rodrigo Janot, em 9 de outubro.

Especialistas dizem que, nesta fase, Janot pode pedir o arquivamento imediato da investigação ou pedir diligências à Polícia Federal. É improvável que haja uma ação penal de imediato.

Fernando Bezerra Coelho responde a mais três inquéritos no STF. No INQ 4005 é investigado na Operação Lava Jato. No INQ 3958, relatado pelo ministro Luiz Fux, é investigado por suposto crime de peculato. Também responde a outro processo sigiloso, o INQ 3710, da relatoria do ministro Roberto Barroso.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)