Pernambuco terá mais de 13 mil vagas no Sisu

Antônio Assis
0
Inscrições vão acontecer em janeiro, conforme anunciou anteontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Toda a seleção é realizada online
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

JC Online

As vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a primeira edição de 2016 ainda não foram anunciadas pelo Ministério da Educação. Mas em Pernambuco um instituto federal e três universidades públicas já sabem quantas irão ofertas no próximo ano. São 7.104 vagas da UFRPE, Univasf, UPE e IFPE. Apenas a UFPE não fechou ainda o total de vagas, mas se a instituição repetir o número aberto este ano, serão mais 6.562 opções para os feras. 

Pode participar do Sisu qualquer pessoa que tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no último fim de semana. As inscrições vão acontecer em janeiro, conforme anunciou anteontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Todo a seleção é realizada online e coordenada pelo MEC. Somente a partir das matrículas é que os procedimentos são feitos nas universidades e institutos.

A partir de 2016, as instituições federais terão que destinar metade das vagas para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública (lei 12.711/2012). No Estado, a Rural e o IFPE já adotam esse percentual. A UFPE destinou, na última seleção, 37,5% para cotistas. Agora vai aumentar para 50%. A UPE é estadual e por isso fica de fora da obrigação de seguir a lei. Nessa instituição, 20% das vagas são para egressos da rede pública de ensino.

Portanto, das vagas confirmadas do Sisu até agora (7.104), 3.033 serão para jovens que saíram de escolas federais, estaduais e municipais. Nessa conta não está ainda o montante de vagas da UFPE. Segundo o pró-reitor acadêmico da UFPE, Paulo Goes, o edital com a quantidade de vagas e a tabela de pesos aplicadas nas provas do Enem deverá ficar pronto até o final da semana. 

A pró-reitora de ensino de graduação da Rural, Angela Almeida, informa que os mesmos pesos adotados no Enem no Sisu deste ano serão mantidos para a próxima seleção. O edital está concluído, mas precisa do aval do MEC para ser divulgado. A novidade é a inclusão das vagas do Cabo de Santo Agostinho (cinco engenharias). A UPE está estreando no Sisu com metade das vagas. Os outros 50% são preenchidos pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

EVASÃO

A abstenção final do Enem em Pernambuco foi de 23,8%, segundo o MEC. Havia, no Estado, um total de 394.723 inscritos no exame. Se 23,8% faltaram significa, em números de candidatos, que 94.023 desistiram das provas. No País a abstenção foi de 25,5%.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)