MPPE entra com ação indenizatória contra o Estado devido à truculência da PM em protestos

Antônio Assis
0
Movimento estudantil sofreu forte repressão policial durante a luta pelo Passe Livre, em 2013. Fotos: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Diário de Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco ingressou com uma ação civil pública de indenização por danos coletivos contra o Estado considerando os abusos e violações de direitos humanos praticados pela Polícia Militar contra manifestantes entre 2011 e 2015. Segundo investigação feita pelo órgão, as forças policiais teriam cerceado os direitos à liberdade de expressão e de manifestação em diversos protestos, como os realizados pelo movimento Ocupe Estelita e por representantes de categorias como rodoviários, profissionais da saúde e agentes penitenciários, além dos estudantes.

Além da reparação financeira, o MPPE também solicitou, em caráter liminar, que a gestão estadual seja obrigada a apresentar uma minuta de projeto de lei para a criação do Conselho Estadual de Segurança Pública. O prazo para a elaboração do documento é de dois meses. Também deverá ser confeccionada uma minuta de procedimento operacional padrão para regulamentar a atuação dos policiais militares em manifestações populares.

A ação civil, impetrada nessa terça-feira, é assinada pelos promotores de Justiça Isabela Bandeira e Maxwell Vignoli. As informações foram obtidas pelo órgão através de inquérito civil aberto na Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Capital, que apontam para graves irregularidades.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)