Após discurso em frente ao TRT, Movimento Ocupe Estelita se dispersa

Antônio Assis
0
Tiago André Santos, da Folha de Pernambuco

Terminou, por volta das 21h, a manifestação do Movimento Ocupe Estelita. Após o grupo discursar em frente ao TRT, no Cais do Apolo, os integrantes se dispersaram na avenida Rio Branco, no bairro do Recife. Durante a chegada do grupo perto da PCR, uma bala de borracha disparada por um policial atingiu um manifestante. No entorno, policiais fizeram uma barreira para impedir a passagem dos participantes. O ato começou às 18h e passou nas principais ruas da capital pernambucana.

Mais cedo, manifestantes do movimento se concentraram, por volta das 16h, na Praça do Derby. Às 18h, cerca de 600 pessoas saíram em caminhada pela avenida Boa Vista, área Central, deixando o trânsito parado nos dois sentidos. Em seguida, a manifestação seguiu pela rua da Aurora até o Cais do Apolo. Uma viatura e três batedores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) acompanharam o ato.

Nesta quinta (1º) pela manhã, integrantes do movimento convocaram a imprensa para reafirmar o posicionamento do grupo contra a construção do empreendimento imobiliário Novo Recife, que está previsto para ser construído no Cais José Estelita, entre os bairros do Cabanga, São José e Santo Antônio.

Tiago André Santos/Folha de Pernambuco
Ato seguiu em direção a Prefeitura do Recife

“O ato é para denunciar mais uma vez tudo que está ocorrendo e dar mais uma oportunidade ao prefeito para cancelar os protocolos do projeto Novo Recife, que estamos denunciando desde a sua criação e que veio a tona mais uma vez com as investigações da Polícia Federal com a Operação Lance Final”, informou um dos integrantes do Ocupe Estelita, Othon Paiva.

Segundo o movimento, alguns documentos já foram protocolados na PCR pedindo a anulação do processo desde o início com o leilão do terreno de para a iniciativa privada. “Queremos que o que seja feito no terreno seja de uso público, democrático e popular e pensado por toda a cidade”, reforçou. O movimento espera uma resposta da prefeitura até às 19h.

Reunião CDU
Também nesta quinta (1º), a Prefeitura do Recife divulgou nota comunicando o adiamento da reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), que estava marcada para esta sexta-feira (2). Segundo a direção do Consórcio Novo Recife, foi o empreendimento que solicitou ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, o adiamento do encontro onde seria analisado o projeto imobiliário.

Por nota, o Consórcio informou que o adiamento da reunião foi pedido até que os fatos ocorridos na última quarta-feira (30) sejam totalmente esclarecidos. “A direção ressalta, ainda, a lisura do processo do leilão de venda do terreno no Cais José Estelita e que está à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento”, diz o texto.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)