Unidades de saúde de Olinda serão fechadas à noite

Antônio Assis
0
Vanessa Oliver
Folha-PE

Dias de incerteza marcam a rotina de funcionários do Serviço de Pronto Atendimento Infantil e Adulto, localizado na Avenida Costa Azevedo, bairro de Peixinhos em Olinda. Após receberem a notícia de que o turno noturno será fechado, a classe organizou uma reunião aberta para informar o ocorrido ao público local. A Farmacêutica da unidade, Larissa Cabral, 32 anos, acrescenta que falta medicamentos e a estrutura do hospital está tomada por mofo. “Apesar da pequena estrutura, a população carente é quem perde por deixar de ser assistida”, afirmou.

A categoria salienta que este pronto-atendimento é o único serviço de pronto socorro do SUS que funciona no município para atender toda a população. O auxiliar contábil Alexandre Lima, 34 anos, ouviu rumores da situação e está aflito. “A nossa saúde já é debilitada. Poucas unidades funcionam, como é que a gente vai ficar?” indagou. Os vereadores da bancada de oposição de Olinda, entregaram ao Ministério Público, relatório de denúncias referentes à saúde pública da cidade. O grupo, que fiscaliza obras e gastos públicos diariamente, constatou vários Postos de Saúde fechados, assim como, reformas inacabadas, superlotação e descaso nas poucas unidades de saúde que estão em funcionamento.

Segundo o relatório estão fechados o PSF do Varadouro, a Maternidade Brites de Albuquerque, USF Beira Mangue, USF Alto da Conquista, USF 5° Etapa de Rio Doce, USF Bultrins, USF Base Rural, USF Sapucaia, USF Vila Popular, USF Vila Manchete, USF Ouro Preto e USF Caixa D´Água. A pauta diz ainda que na Policlínica da 4° Etapa, por exemplo, os PSFs da 5° Etapa e Beira Mangue estão funcionando de forma precária e provisória dentro da própria Policlínica, onde não existe sala de curativos e faltam vários medicamentos, inclusive para pressão alta e diabetes. Além de não ter enfermeiros ou técnicos de enfermagem para aplicar vacinas nas crianças, que voltam para casa sem serem vacinadas. Com todos estes postos fechados, não está havendo atendimento das unidades básicas de saúde, resultando em encaminhamento às UPAS, que também não atende essas pessoas, encaminhando-as ao Hospital Tricentenário, que também não consegue suprir a demanda. A Atendente de Telemarketing, Monique Kelly, 22 anos, paciente que estava saindo de um atendimento na manhã da terça (8), quando abordada pela Folha falou que vai ficar difícil se este pronto-atendimento for fechado. “Esse hospital é o melhor que temos na área. Qualquer atendimento a gente corre logo para cá”, falou.

Questionada, a Secretaria de Saúde respondeu em nota que que em virtude de adequações administrativas e financeiras, a partir do dia 01 de outubro de 2015, o serviço noturno Pronto Atendimento Infantil e Adulto do bairro de Peixinhos, que acontece entre as 19h e 7h, será suspenso temporariamente. O serviço diurno continua das 7h às 19h, de domingo a domingo. A Secretaria salienta que esse serviço de urgência (SPA) não é o único no município, pois a população poderá procurar às urgências do hospital do Tricentenário, em Bairro Novo, e da UPA PE-15. Sobre a Maternidade Brites de Albuquerque, situada na PE-15, Cidade Tabajara, a informação é de que a unidade passa por um processo de reformas e ampliação que vai aumentar a quantidade de leitos, bem como atender com qualidade de ponta os pacientes, inclusive os de alto risco, seja ele de Olinda como dos municípios vizinhos dessa região Norte. Sobre as USF e PSF relacionadas como fechadas, a secretaria informa que algumas estão em reforma, outras estão em processo de realocação, mas todos os profissionais estão atendendo em outras policlínicas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)