Evento acontece no próximo dia 24, das 8h às 17h, na UFPE. Inscrições já estão abertas.
Um espaço para reflexão e debate sobre como os discursos e as narrativas religiosas constroem/desconstroem práticas sociais em torno da violência contra as mulheres.
É com esta proposta que a ONG Diaconia e o Coletivo Vozes Marias realizam, no próximo dia 24, o “I Seminário Discurso Religioso e Violência Contra a Mulher”. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Como profissionais e cristãs, reconhecemos a urgência em estabelecer o diálogo e reflexão sobre a violência contra a mulher no meio religioso. Acreditamos que fomentar a interação entre diversas instituições religiosas e a universidade pode contribuir muito nesse processo”, afirma a articuladora do Coletivo Vozes Marias, Vanessa Barboza, à frente da organização. "Vamos chamar atenção dos diferentes segmentos religiosos para a importância da utilização de um discurso e prática social comprometidos com a justiça de gênero", completa.
Programação
A partir das 8h, a professora Lilian Guarani-Kaiowá Lira, da Fundaj, abre a programação com a mesa “Discurso, Religião e Gênero”. Em seguida, das 10h às 12h, o público acompanha a mesa principal “Discurso Religioso e Violência Contra a Mulher”, coordenada pelo professor Adilson Schultz, da PUC Minas, e pela professora Denise Botelho, também da Fundaj.
A tarde será dedicada à plenária “Experiências religiosas no enfrentamento da violência contra mulher”, com participação de representantes do Coletivo Vozes Marias, Diaconia, Associação Batista de Ação Social e Movimento dos Povos Tradicionais das Cidades (MPTC). O encerramento está previsto para as 17h, com apresentações culturais.
Serviço:
I Seminário Discurso Religioso e Violência Contra a Mulher
Quando: dia 24/09
Horário: 8h às 17h
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE
Quanto: gratuito
Informações: vozesmarias@hotmail.com