Izabel Urquiza deixa o PMDB

Antônio Assis
0
Secretária-executiva do Prodetur questionou o apoio do partido ao PCdoB em Olinda (Foto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco)

Blog da Folha

Um dia depois de o comando do partido anular a convenção que reconduziu a ex-prefeita Jacilda Urquisa presidente da sigla em Olinda, a ex-candidata a prefeita e secretária-executiva do Prodetur, Izabel Urquisa, entregou carta de desfiliação do PMDB na tarde desta terça-feira (22). Na última segunda-feira, a cúpula peemedebista decidiu cancelar a convenção feita em meados de agosto e dividir o comando entre as principais forças do partido no município.

Ao comentar a sua saída, Izabel afirmou que foi informada da decisão da cúpula do PMDB apenas através do Blog da Folha, e que, por isso, não se viu na obrigação de comunicar a sua saída ao presidente da agremiação, o vice-governador Raul Henry. “O PMDB preferiu não fazer oposição à atual gestão do PCdoB na cidade, o que é um equívoco”, argumentou a peemedebista.

De acordo com ela, a legenda perdeu uma chance de ter uma candidatura competitiva à prefeitura da cidade, baseada nas críticas à administração comunista. Foi uma referência ao seu desempenho nos dois últimos pleitos. Na disputa pela prefeitura, ela quase leva a disputa contra o então prefeito e candidato à reeleição Renildo Calheiros. Já na eleição para a Assembleia Legislativa, ela foi a candidata mais votada no município, mas não conseguiu se eleger.

Sobre o futuro política, Izabel diz estar conversando “com alguns” partidos. “Mas estou mais próxima de dois deles”, afirma, que tem até o dia 2 de outubro para se definir.

A saída de Izabel Urquisa do PMDB encerra uma disputa que começou ainda nos preparativos para a eleição do ano passado. Ela havia se comprometido com a candidatura à reeleição do então deputado federal Raul Henry. Com o deslocamento do peemedebista para a vice da chapa do candidato do PSB, Paulo Câmara, esperava-se no partido que ela fizesse parceria com Jarbas Vasconcelos (PMDB). No entanto, ela fez dobradinha com Felipe Carreras (PSB), desagradando a cúpula peemedebista. Apesar de Izabel ter tido mais votos do que o deputado Ricardo Costa no município, perdeu força na legenda.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)