Estação Central do metrô voltou a ficar suja nesta sexta-feira (31).
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Maria Regina Jardim
JC Online
Menos de 24h depois da ação de limpeza realizada por militares japoneses no entorno da Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de Santo Antônio, Centro, nesta sexta-feira (31) o local voltou ficar poluído. Lá, assim como em vários outros lugares públicos da cidade, o chão coberto por pequenos entulhos jogados pela população é um cenário comum.
A coleta de lixo, realizada quinta-feira (30) à tarde pela Esquadra Japonesa, faz parte da tradição daquele país. “É comum a tripulação fazer atividades voluntários e trabalhos de limpeza nos lugares que visita. É uma forma de demonstrar amizade”, explicou a cônsul do Japão em Pernambuco, Hitomi Sekiguchi.
Ao todo, 30 marinheiros nipônicos realizaram o serviço no entorno da estação, junto com dez homens da Marinha Brasileira e uma equipe de 25 pessoas da Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O órgão municipal apoiou o movimento cedendo, também, um caminhão para levar os resíduos coletados. Foram recolhidos 200 sacos de lixo de cem litros cada um.