Polícia Militar e Hospital Português promovem campanha de combate ao tabagismo

Antônio Assis
0
No Parque Dona Lindu, serão realizados exames, abordagem educativa e consulta médica
Ricardo B. Labastier/JC Imagem

JC Online

Para chamar atenção sobre os perigos do fumo e registrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, o Real Hospital Português, através do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, e a Polícia Militar de Pernambuco - Núcleo de Apoio ao Dependente Químico, realizam Campanha de Combate ao Tabagismo, neste sábado (29), às 15 horas, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

A ação para conscientizar a população sobre o tabagismo e diminuir os riscos de doenças causadas pelo cigarro terá, neste ano, a proposta de realizar uma nova abordagem com foco nos jovens. Na ocasião, será realizada uma abordagem educativa, consulta médica com o pneumologista Blancard Torres e, nos casos indicados, exames como peak flow e espirometria.

Apesar do número de fumantes em Pernambuco ter caído 20% desde 2009, Blancard Torres alerta para a necessidade do aumento de campanhas direcionadas a jovens. Vários fatores podem estimular o hábito de fumar. Curiosidade, estresse, influência de amigos e familiares tabagistas estão entre alguns deles. "O tabagismo afeta a performance física e cognitiva de crianças e adolescentes, além de ser a principal causa de muitas enfermidades. E o pior: os jovens acham que nunca vão adoecer fumando”, diz o médico. 

O Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda do Hospital Português realiza semanalmente, às 11h das quintas-feiras, palestras educativas sobre as consequências do cigarro, orientações e tratamento para quem deseja deixar o vício. O tratamento envolve desde medidas comportamentais até o uso de medicações.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)